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Getúlio e seus auxiliares acreditavam que a educação tinha o poder de construir o homem novo, formar mentalidades e difundir valores. Instituição estratégica, o então Ministério da Educação e Saúde Pública se transformou numa arena em que católicos, comunistas, socialistas, integralistas, positivistas e modernistas concorriam com seus projetos e ideias. Se, na educação, os católicos anticomunistas tiveram vitórias expressivas, na arquitetura, patrimônio, artes plásticas, literatura e outras produções culturais os modernistas de esquerda levaram a melhor.

O principal ministro da Educação do governo de Getúlio foi Gustavo Capanema, que comandou a pasta de julho de 1934 até outubro de 1945. Capanema chamou para a chefia de seu gabinete o poeta Carlos Drummond de Andrade, que fez a ponte entre o ministro e os intelectuais, como Mário de Andrade, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lúcio Costa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Sérgio Buarque de Holanda, Oscar Niemeyer, Alberto Burle Marx, Cândido Portinari, Heitor Villa-Lobos, Afonso Arinos de Melo Franco e Rodrigo Melo Franco de Andrade. Esses intelectuais tiveram a oportunidade de intervir positivamente, “pôr a mão na massa” e ajudar a construir a nação — tarefa que encararam como a missão de sua geração.

Durante os 11 anos de Capanema no ministério, muitos dos mais importantes intelectuais brasileiros atuaram como consultores, formuladores de projetos e autores de programas de governo e propostas educativas.

Mário de Andrade. Crédito: Iconographia.
Manuel Bandeira. Crédito: Iconographia.
Carlos Drummond de Andrade (esq.) e Gustavo Capanema (dir.). Ao fundo no centro Rodrigo Melo Franco de Andrade. Crédito: Reprodução.
Oscar Niemeyer no início dos anos 1930. Crédito: Reprodução.
O arquiteto Gregori Warchavchik. Crédito: Iconographia.

Os modernistas defendiam a necessidade de conhecer e valorizar a nós mesmos, para construir um futuro original, brasileiro, produzido pelo povo único que se formou da mistura do português colonizador, do índio e do negro escravizado. Para os modernistas, é na nossa história, nas criações artísticas e nas manifestações culturais que encontramos a raiz da nação, e só a partir dela seria possível encontrar a verdadeira identidade brasileira e dar-lhe continuidade.

Investindo em várias áreas — música, patrimônio, arquitetura e urbanismo, artes plásticas e literatura —, esses intelectuais projetaram nosso futuro e foram fundamentais na construção do país que conhecemos hoje.

Igreja de São Francisco de Assis no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Iconographia)

TRABALHO COLETIVO E INTEGRADO

Os arquitetos modernistas, liderados por Lúcio Costa, foram responsáveis pela consolidação da nova arquitetura brasileira. O grupo, formado por Oscar Niemeyer, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernâni Vasconcelos, Luís Nunes e Gregóri Warchavchik, tinha em comum: a busca por adequar a arquitetura às condições ambientais e às novas tecnologias do concreto armado; a crença na contribuição da arquitetura para reduzir os problemas sociais; a fé nas virtudes democráticas da produção em massa; a vontade de aliar a arte às necessidades práticas e climáticas; e o gosto pelo trabalho coletivo.

Alguns deles, como Luís Nunes — que chefiou o Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco —, estimulavam, na discussão dos projetos, o intercâmbio de experiências entre os membros da equipe, formada por pedreiros, arquitetos, pintores, mestres de obras, carpinteiros, desenhistas, engenheiros e calculistas.

Os projetos dos modernistas se adequavam às condições climáticas do país, com o uso de criativo dos pilotis, “brise-soleils”, cobogós, azulejos e vidro, integrando, aos edifícios e palácios, o paisagismo, a pintura, a escultura, o mobiliário e a decoração de interiores.

Alguns desses arquitetos também fizeram, graças ao financiamento de institutos de previdência, como o IAPI, projetos de moradias populares para os trabalhadores urbanos — os primeiros no país criados por instituições públicas.

Trabalho coletivo no Conjunto Residencial Operário do Realengo (Rio de Janeiro), 1938 (Imagem: Reprodução)
Croqui de Atílio Correia para o Conjunto Passo d’Areia (Porto Alegre), 1942 (Imagem: Reprodução)

Entre as obras mais significativas do período estão: o Ministério da Educação e Saúde Pública, atual edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; a Vila Passo d’Areia, em Porto Alegre; a Cidade-Jardim dos Comerciários, em Olaria, Rio de Janeiro; o Conjunto Residencial Operário no Realengo, também no Rio; a Vila Guiomar, em Santo André (SP); e o edifício Japurá, em São Paulo.

Edifício-sede do Ministério da Educação e Saúde Pública. Projeto conjunto dos arquitetos Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Ernâni Vasconcelos, Afonso Reidy, Jorge Machado Moreira e Burle Marx, sob a direção de Lúcio Costa, com murais de Cândido Portinari, paisagismo de Roberto Burle Marx e escultura de Bruno Giorgi na entrada — “Monumento à Juventude Brasileira”
Conjunto arquitetônico da Pampulha. Às margens da lagoa, a Casa do Baile, o Iate Clube, a igrejinha de São Francisco de Assis e o cassino formam o primeiro conjunto de edificações construídas no Brasil com uma finalidade coletiva e social. Projeto de Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx, murais e pintura do altar-mor e da via-sacra de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti, August Zamoyski e José Pedrosa.
Habitação popular. Os arquitetos modernistas pensaram diversas soluções para a questão da moradia popular urbana. Tratando a habitação como um serviço público, eles conceberam conjuntos de moradias populares dotados de equipamentos e espaços coletivos, como escolas, postos de atendimento médico, áreas comerciais, cinemas e áreas verdes para recreação e lazer. Alguns desses conjuntos chegaram a ter mil unidades habitacionais.

Cândido Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco de Andrade (Foto: Reprodução)

O SPHAN

Criado em 1937, durante a gestão de Gustavo Capanema e dentro da estrutura do Ministério da Educação e Saúde Pública, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) congregou grande número de intelectuais, arquitetos e artistas de destaque. Dirigido por Rodrigo Melo Franco de Andrade, o Sphan tinha em seus quadros nomes como Lúcio Costa, Mário de Andrade, Alcides Rocha Miranda, Oscar Niemeyer, Paulo Thedim Barreto e Roberto Burle Max.

Nos fins de tarde, reuniam-se, na “sala do doutor Rodrigo”, além de técnicos do patrimônio, outros representantes da intelectualidade brasileira, como Pedro Nava, Sérgio Buarque de Holanda, Aníbal Machado, Gilberto Freyre, Vinícius de Morais, Castro Faria e Heloísa Alberto Torres.

Os intelectuais modernistas acreditavam que, para criar o novo e inventar a nação do futuro, seria preciso voltar os olhos para o passado e descobrir os bens culturais que testemunhavam a originalidade da cultura brasileira, resultado da miscigenação dos três povos formadores da nação. Esses bens deveriam ser tombados, valorizados, preservados e divulgados, pois revelavam a tradição que começáramos a criar ainda nos tempos do Brasil Colônia.

Rodrigo Melo Franco de Andrade esteve à frente do Sphan desde a sua criação, em 1937, até 1968 (Foto: Arquivo Iphan)

O que fundamentaria então a existência do Sphan seria a necessidade de preservar, via tombamento, bens que revelassem a verdadeira face da nação. Para isso seria fundamental identificar a tradição cultural brasileira e dar-lhe visibilidade. O ponto de partida foram os chamados bens de “pedra e cal”, como igrejas, fortes e outras edificações da elite. Entre 1938 e 1945, foram tombados pelo Sphan (hoje chamado de Iphan) 103 monumentos no Rio de Janeiro, 116 na Bahia, 63 em Minas Gerais, 41 em Pernambuco e 114 nos demais estados.

Os modernistas do Sphan reinventaram a tradição nacional, dando um significado novo ao nosso passado e elegendo seus marcos. Mário de Andrade, que fez o anteprojeto do serviço do patrimônio, previa a valorização da experiência dos grupos negros e indígenas, inclusive de seus bens imateriais, como lendas, cantos e danças. Ele argumentava que havia tradições móveis e imóveis. As tradições móveis, como as cantigas e as danças populares, modificam-se no tempo e no espaço, fundindo o atual ao tradicional. Não vitorioso num primeiro momento, esse conceito da tradição como algo não estático acabou prevalecendo no Sphan.

Todo o trabalho dos membros do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional baseava-se numa sólida documentação histórica. Afinal, a instituição tinha (e ainda tem) a responsabilidade de construir a narrativa oficial sobre a nação — uma narrativa que valoriza o povo mestiço que somos, chamando a atenção para nossa criatividade e para a civilização que criamos e desenvolvemos nos trópicos.

Candido Portinari (Foto: Iconographia)

PORTINARI

Portinari foi o principal artista do período. Com suas pinturas, murais e gravuras, procurou mostrar a realidade dos brasileiros, sua alma, sua história, sua cultura, sua miséria, sua dor e seu jeito de viver. Foi o autor dos murais na entrada do novo prédio do Ministério de Educação e Saúde Pública e também dos afrescos representando os ciclos econômicos do Brasil no salão de reuniões — cana-de açúcar, tabaco, algodão, pau-brasil, erva-mate, borracha, café, cacau, ferro, gado bovino, ouro e carnaúba —, aproveitando a luz natural proveniente da parede de vidro. Também foi o autor do mural “Jogos Infantis” e das telas sobre os quatro elementos — água, fogo, terra e ar.

Também são obras de Portinari o painel de azulejos, o afresco do altar-mor, o batistério e as telas representando os passos da Paixão de Cristo, todos na igreja de São Francisco de Assis, do Conjunto da Pampulha.

Painel de Portinari no palácio Capanema, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

VILLA-LOBOS E O CANTO ORFEÔNICO

O maestro Heitor Villa-Lobos fora convidado por Anísio Teixeira, em 1931, para assumir a educação musical do Distrito Federal. Lá desenvolveu um grande projeto baseado no canto orfeônico — coral popular, que não exige formação musical erudita. Villa-Lobos considerava que, com o canto orfeônico, seria possível dar disciplina, formação moral e cívica e educação artística à juventude brasileira. Seu projeto contemplava a formação dos professores, a criação de um guia prático composto por canções — folclóricas, de exaltação do trabalho e da pátria — e a apresentação de grandes concentrações orfeônicas.

De 1930 a 1945, principalmente durante o Estado Novo, foram realizadas centenas de eventos musicais que mobilizaram os estudantes de escolas públicas e privadas em demonstrações que reuniam até 40 mil vozes entoando hinos patrióticos e folclóricos, acompanhados por mil instrumentistas.

Villa-Lobos teve grande apoio do governo Vargas. Em 1931, um decreto do ministro Francisco Campos, da Educação e Saúde Pública, tornara obrigatório o ensino do canto orfeônico no ensino secundário (atual ensino médio). Apesar de não ter sido pioneiro na introdução do ensino musical no país, Villa-Lobos conseguiu dar ao canto orfeônico as dimensões de um projeto nacional, que se manteve durante mais de trinta anos.

Villa-Lobos (sentado ao centro) com funcionários da Superintendência de Educação Musical e Artística, 1935 (Foto: Iconographia)
Villa-Lobos (com chapéu no colo) durante visita à escola de samba da Mangueira, em 1940 (Foto: Iconographia)
No estádio do Vasco da Gama, Villa-Lobos rege concentração orfeônica, em 1º de maio de 1942 (Foto: Iconographia).
Concentração orfeônica com 44 mil estudantes no estádio do Vasco da Gama, Rio de Janeiro, 1º de maio de 1942 (Foto: Iconographia).